A tecnologia e a relação de trabalho
Com a facilidade dos smartphones, muitos profissionais estão trabalhando mais do que as horas contratadas, pois tem acesso aos e-mails, planilhas e documentos a um clique de distância.
É um escritório na palma da mão.
Uma facilidade, inegavelmente.
Contudo, numa época em que falamos de tecnologia, falamos de home office, falamos de benefícios para maior qualidade de vida, não podemos olvidar os problemas decorrentes do trabalho não contratado.
A tecnologia deve ser um amparo, um auxílio, uma ferramenta. Não uma forma de escravismo velado.
Queremos produtividade, mais trabalho em menos tempo, tudo bem. Contudo, ofertando ao funcionário um trabalho com maior tecnologia e amparo aliado a qualidade de vida se traduz em resultados mais duradouros.
O advogado pode ter acesso aos seus e-mails, arquivos do escritório, sistema de gestão, tudo através do celular ou dos modens de acesso a internet via notebook. Isto facilita, aumenta produtividade e se traduz em crescimento ao escritório.
Todavia, quando cobramos a resposta de um e-mail enviado as 20h de um dia às 9h do dia seguinte, estamos dizendo em alto e bom tom que toda a tecnologia que ofertamos é para que ele trabalhe sem horário determinado.
Aproveite este artigo para refletir. Algumas dicas:
* Como você usa a tecnologia no seu escritório?
* Como a sua equipe usa a tecnologia?
* Até que horas você lê/responde e-mails?
* Até que horas você costuma a ligar para os funcionários questionando sobre trabalho?
* A tecnologia tem auxiliado o trabalho do dia a dia?
Reflita.
Faça a tecnologia uma aliada e não seja servo