A tecnologia como suporte a ciência e tecnologia
A tecnologia como suporte à inteligência competitiva
Rodrigo Ferreira Almeida rodrigo.falmeida5@gmail.com Vitor Silveira Pereira vitor655@gmail.com Resumo
O presente artigo se propõe a apresentar o conceito de inteligência competitiva, o abordando como um processo organizacional fundamental e a forma como a tecnologia serve de suporte para o mesmo, viabilizando o acesso à informação de modo dinâmico, e por fim, se aprofundando no tema usando um estudo de caso. Para a pesquisa exploratória e revisão de literatura, foram usados autores como Marta Lígia Pomim Valentim e Idalberto Chiavenato.
Mostraremos o estudo de caso da Motorola Brasil. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma aliada indispensável no processo de obtenção da inteligência competitiva.
Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Tecnologia da Informação. Gestão da Informação.
Gestão Competitiva.
1 Introdução
Cada vez mais as organizações vêm percebendo a inteligência competitiva como um processo fundamental de diferenciação em relação aos seus concorrentes e de planejamento de suas ações e estratégias.
“Realizar inteligência competitiva exige tempo, esforço e investimento financeiro. O retorno muitas vezes é de difícil mensuração. Entretanto, o custo maior, e as empresas estão descobrindo este fato, é não obter as informações no momento oportuno”, como pontuam
Pozzebon, Freitas e Petrini (1997). Valentim et alii (2003) nos diz que “o mercado pressiona as organizações a incorporar e aprimorar as tecnologias de ponta, buscar novos modelos de
2
organização, gestão e tecnologia, ampliar conhecimentos e inovar, para prosperarem com sucesso nos diversos segmentos produtivos”.
Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar e conceituar a inteligência competitiva, mostrar como a tecnologia serve de apoio a mesma e, por fim, abordar o tema em um estudo de caso.
2 Conceituando a inteligência competitiva
Antes de conceituar a inteligência competitiva, devemos ter em