A Tecnociência
- Filosofia -
Temas/problemas da cultura científicotecnológica
- A Tecnociência e a Ética Enquadramento teórico
Tecnociência é um sistema de saber que reúne, ao mesmo tempo, duas finalidades específicas: as da ciência e as da técnica. Este conceito aponta um conhecimento científico que não só é socialmente codificado e posicionado, como é suportado, sustentado pela tecnologia moderna.
O seu uso pode ser aproveitado positiva ou negativamente. O desenvolvimento da tecnociência aplicada à organização dos serviços às tarefas domésticas e aos processos produtivos proporciona uma libertação das tarefas pesadas e exaustivas do quotidiano, um aumento da produtividade e da riqueza, melhoria dos cuidados de saúde, melhoria da saúde demográfica, um aumento do
IDH, uma população mais informada. Contudo, como nada é perfeito, o uso não medido da tecnociência polui, esgota recursos, desequilibra ecossistemas, gera acidentes, desemprego, aplica-se à guerra, destaca ainda mais as classes sociais umas das outra, tenta substituir o ser humano, manipula a ética e a ideologia, interfere na privacidade e limita a liberdade do ser humano.
Sabendo que este tipo de ciência é baseada num conhecimento interessado e comprometido, orientado para a satisfação e a resolução de problemas práticos, e que possui um poder manipulador e transformador, pretende-se através desde pequeno trabalho ponderar os prós e contras das aplicações tecnológicas e das descobertas científicas, apresentando dois exemplos que contrastam entre si.
1
Escola Secundária Conde de Monsaraz
- Filosofia -
PERSPECTIVA NEGATIVA DA TECNOCIÊNCIA
Energia nuclear: sonho ou pesadelo?
Quando a energia nuclear foi descoberta, durante o século XX, a história da humanidade mudou completamente. No ínicio, este tipo de energia foi descrito como potencial fonte energética para a humanidade. No entanto, foi rapidamente associada ao fabrico de armas de destruição