A subjetividade e o documentário corporation
O documentário The Corporation mostra claramente que as grandes corporações influenciam o cenário político, econômico e cultural de um determinado país, gerando influências na subjetividade individual e social da população.
No período da revolução industrial as corporações foram criadas para construções em prol de benfeitorias e crescimento de uma determinada cidade, a qual algumas empresas se juntavam para uma determinada tarefa, criada para um bem comum, porém logo perceberam que poderiam obter vantagens. A partir do momento que foi criada a 14ª Emenda da constituição americana, para fins de proteger os escravos, advogados dessas corporações perceberam que poderiam aproveitar dessa lei, com isso, as corporações se tornaram pessoas jurídicas e puderam operar adquirindo os direitos e o amparo legal de uma pessoa. As corporações são um tipo de pessoa especial, elas detêm dos mesmos direitos de uma pessoa normal, porém não possuem sentimentos, políticas ou crenças, elas apenas pensam em uma única coisa, sempre lucrar mais.
Tais corporações se aproveitam dos países em dificuldades financeiras e políticas, no qual a pobreza é tamanha para instalar suas fábricas e esses países as veem como uma dádiva, pois pensam-se que será gerado emprego e desenvolvimento para aquele lugar, mas não é isso que acontece as pessoas vendem sua mão-de-obra barata, porem bastante produtiva, em troca de alguns centavos por hora. , devido o pagamento ser uma quantia ínfema que é