A sociologia
A sociologia aplicada à administração apresenta relações com outros ramos do conhecimento, dentre eles se destacam a psicologia, a economia, a Historia e a geografia, tendo como base de estudo o comportamento organizacional, o trabalho em grupo, a gerencia, decisão, recursos humanos, etc.
A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos. Com a Economia, visa o modo como se administram os recursos escassos em necessidades abundantes, entendemos que, em face de necessidades abundantes e bens limitados, impõe-se a escolha com a definição de prioridades.
A historia fornece elementos configuracionais das relações sociais. A geografia fornece dimensões espaciais, de como o individuo está vivendo no mundo.
O que distingui o homem dos animais é a inteligência, o conhecimento adquirido. Conhecimento esse, caracterizado por dois domínios: agir (operar, realizar) e fazer(produzir uma ação).
Temos como referencia o capitalismo, que integra nossa realidade nas relações de trabalho, nas organizações e na própria estrutura social.
A sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas e também se interessa por eventos únicos sujeitos à consequencias sociológica, como por exemplo, o surgimento do capitalismo que integra nossa realidade nas relações do trabalho, nas