A Sociologia e as Teorias de comunicação
''Dissemos que a sociologia e o desenvolvimento da sociologia esteve associado a uma série de fatores que caracterizavam a história da sociedade ocidental na Modernidade. Outro aspecto que teve especial importância foi o advento dos meios de comunicação de massa que, diferentes da tecnologia voltada para a produção material de bens, transformaram radicalmente a maneira pela qual as pessoas passaram a se relacionar umas com as outras e com o mundo que as cerca.'' (1°parágrafo, pág. 280)
''No século XIX, surgem os primeiros jornais, uma quantidade até então impensável de leitores começa a ter acesso a textos escritos e a informação. As distâncias se encurtam e as pessoas se aproximam no tempo e no espaço. As informações, antes estreitamente vinculados ao contato direto e à linguagem oral quase sempre predominante, dispõe a partir de então de novos suportes que preservam e disseminam. (3°parágrafo, pág.280)
''Também é revolucionária a velocidade com que esse universo midiático se amplia e se multiplica. Pra se ter um ideia do ritmo de instalação dessa rede de comunicação, basta pensar que em 1850, os primeiros cabos telegráficos. Em 1870, um chinês já podia enviar um telegrama para a Austrália que chegava em apenas cincos horas. Em 1876, o primeiro telefone passa a funcionar nos Estados Unidos, e , em 1887, já podem ser feitas ligações internacionais.''(4°parágrafo, pág. 281)
''A massa apresenta-se como ameaça real ou potencial para a sociedade como um todo, e esse risco justifica a instalação de um dispositivo de controle estático dos fluxos estatísticos e demográficos.''
(18° parágrafo, pág.284)
''Nos Estados Unidos, território por excelência dos imigrantes, palco das lutas entre brancos e negros descendentes dos ex-escravos africanos e país onde os meios de comunicação de