A sociologia de durkheim
O que é fato social
Comte deu o nome de sociologia a essa ciência, mas Durkheim foi um dos seus grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por libertar a sociologia das outras teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Durkheim queria definir com rigor a sociologia como ciência rompendo assim as ideias do senso comum. Em uma de suas obras Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia, os fatos socias.
A coesão social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se com as regras na sociedade em que vivem, independentemente na de sua vontade e escolha, isso acontece quando o individuo é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar. Sendo assim as forças coetivas dos fatos são evidentes pelas sanções que são prescritas pela sociedade em forma de leis na qual analisa a infração e se penaliza o correspondente, e as forças espontâneas são as que aparecem como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou uma sociedade.
A reação negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento é mais intimidadora do que a lei. Jogar lixo no chão ou fumar em certos lugares são comportamento impedidos sobre uma reação espontânea da sociedade. A educação se desempenha, segundo Durkheim, em uma importante tarefa na formação desses indivíduos á sociedade em que vivem, a ponto de que com o tempo as regras se transforme em hábitos. A arte também representa um recurso capaz de unir valores e adequar as pessoas a determinados hábitos. Uma outra característica dos fatos sócias é que eles atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade sendo assim ‘’exteriores aos indivíduos, e a ‘’generalidade’’ é social todo fato que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles que ocorrem em diferentes sociedades.
A objetividade do fato social
Para que o sociólogo consiga apreender a realidade dos fatos, sem