a sociedade
Última parada 174 é mais um filme que mostra a criminalidade, a desigualdade social e seus possíveis efeitos no país. O mais interessante foi perceber que o público se sentiu mal ao ver o filme.
O mesmo relatou uma situação comum em nosso país, onde há uma desigualdade social absurda e as pessoas se preocupam com si próprios e não observa que no lado existe alguém que precisa de algo básico para sobreviver. Isso por pensar que a situação de Sandro não é única no Brasil.
A sNo entanto, se recordarmos as três fases por que passou a economia moderna veremos que nenhuma delas se consumou no Brasil.
Na primeira delas estabeleceu-se a conjugação do processo de acumulação de capital com o processo de geração interna de ganhos de produtividade. Esta conjugação se sustenta numa infra-estrutura educacional básica universalizada e nos centros de excelência técnico- científica. Tal fenômeno social ainda não veio a ocorrer no Brasil, onde há um processo de acumulação de capital porém sem a condição essencial de sua continuidade, que ainda não foi internalizada.
Na segunda fase o sistema moderno se estende à área rural permitindo que o processo de desenvolvimento urbano encontre no interior da nação as condições de sua continuidade em termos de fornecimento de alimentos e matérias primas a custos progressivamente reduzidos. Além disso, esta modernização libera mão de obra do campo a ser incorporada à economia urbana. No Brasil este processo também não se realizou: permanece ainda, em grande escala, o dualismo econômico cidade/campo.
Na terceira fase o Estado assume um papel de coordenador econômico promovendo a estabilidade de curto prazo