A Sociedade nacional
Disciplina:História da Educação
A Criação da Sociedade nacional
Nome: Selma Fernandes
A sociedade Nacional se deu a partir de três momentos: Período Colonial, período Imperial e Primeira República.O primeiro com o predomínio do soberano,continuou na teimosia de 4 séculos, com ideias importadas.Depois veio o período colonial continuidade da história,não houve alteração na economia e na sociedade.
Com os antigos senhores donos de terras e escravos, eles transformaram com o fim do período colonial uma aristocracia agrária. A nova aristocracia cresce e ganha prestígio social e poder político. Cresce a economia com o fim dos vínculos coloniais. Se antiga colônia tinha que produzir para o mercado externo com a Independência passa ficar interno de forma de lucros para os aristocratas. Com o novo quadro político a aristocracia fica integralmente com a participação dos lucros. Quebrando ai a imposição colonial, permitindo o processo de acumulação de capital. A partir desse momento é que surgem as condições favoráveis para organização da economia brasileira no molde do capitalismo. As grandes propriedades e o trabalho escravo formaram o necessário para acumulação de capital interno. Se durante o período colonial havia limitações econômicas aos donos de terras. O centro econômico não é mais na troca e sim na produção de fabril, na mão de obra assalariada e no mercado internacional livre. Com o capitalismo adquirimos liberdade, porque quem estuda e dedica consegue destaque no mercado.
Referências: ESPINOLA,Ana Lúcia História da Educação/Ana Lúcia Espínola,Antônio Vitório,Ordália Alves de Almeida-Cuiabá:EdUFMT,2006O que é o Mercantilismo?
O Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que surgiu na Europa baseado na busca de desenvolvimento econômico de um país através do acúmulo de riquezas. Durante a Idade média media a riqueza de uma pessoa pelo tamanho de suas terras que possuía. A partir do surgimento do comércio e das