A sociedade de leões
Leões são encontrados em muitas partes da África. São mais abundantes nas áreas de pradaria, onde existe mais caça, mas também estão presentes em regiões rochosas e semidesérticas. No passado, os leões asiáticos, que já foram bastante numerosos, viviam na metade norte da Índia; hoje sobrevivem algumas centenas de espécimes, quase todos na floresta de Gir, considerada um santuário da espécie.
Já foram encontrados leões em todo o oeste da Ásia e na Grécia e em outras partes do sudeste da Europa. Antes da última grande Era Glacial, eles viviam no sul da Europa e nos territórios que hoje formam a França, a Alemanha e as ilhas britânicas.
Os leões que vivem na África são conhecidos como leões africanos (Panthera leo). Os que vivem na Índia são os leões asiáticos (Panthera leo persico).
Há milhares de anos, havia leões em boa parte do mundo. Eles viviam na África, na Europa, na Ásia e até nas Américas do Norte e do Sul. Os leões provavelmente desapareceram de muitas regiões quando as florestas se tornaram muito densas e quando os humanos começaram a caçá-los em demasia. Hoje, os únicos leões que vivem fora da África são encontrados em uma área da Índia.
Os leões que vivem na África e na Índia pertencem à mesma espécie, mas existem algumas diferenças entre eles. Os leões que vivem na Índia são menores do que os africanos, além de ter jubas menores. Devido a essas pequenas diferenças, as duas formas de leão às vezes recebem nomes diferentes.
Ficha técnica
Nome científico: Panthera leo.
Ordem: Carnívora.
Classe: Mammalia.
Habitat: mais abundantes nas áreas de