A situa o da pessoa idosa no nosso pa s merece uma discuss o mais aprofundada e um olhar mais criterioso
Diante disso, a pesquisa nos mostra que será necessário delinear questões pertinentes aos aspectos sócio-econômico, psíquicos e políticos evidenciados em situações referentes a aposentadoria e benefícios previdenciários.
A temática não se esgota na sua totalidade, pois as estatísticas nos evidenciam que o idoso está conseguindo “virar a própria mesa” verticalizando as situações divergentes de algumas idéias, desde a sua longevidade até a ajuda na subsistência familiar.
Pela frente existe um longo caminho, onde é preciso se preparar para trilhá-lo com segurança, cautela, sabedoria e experiência do idoso para alguns será sempre uma boa companhia rumo ao futuro.
Ao fazer uma análise do lugar do idoso da sociedade contemporânea pautada na individualização do sujeito, os direitos humanos ficam mais evidenciados, por ser um os direitos de ultima geração, daí porque indagamos qual o papel da Justiça em relação a esse novo direito.
O idoso na sociedade brasileiro esta amparado pela lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) que tem como sujeitos de proteção as pessoas com sessenta anos ou mais (art. 1º).traz em seu bojo uma grande preocupação com respeito ao direito dos idosos, em especial com a dignidade da pessoa atingida, tendo por exemplo, toda vez em que o idoso é tratado como sujeito incapaz, apenas em razão da idade inadequada para os padrões materialista de