APll - Fundamentos de Sociologia aplicada às organizações
RGM: 15244351 Disciplina: Fundamentos de Sociologia aplicada às organizações
Tutor: Rita Pereira
1° Com base na lei dos três estados formulada por Comte, destaque e represente no quadro abaixo uma idéia ou modo de pensar comuns na atualidade – ou seja, que ainda sejam adotadas por algum grupo – que represente cada um destes estados. Dê uma pequena explicação para cada exemplo:
Estado teológico O estado teológico ou "fictício" explica os fatos por meio de vontades analogias à nossa (a tempestade, por exemplo, será explicada por um capricho do deus dos ventos, Eolo). Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Monoteísmo: os desejos do Deus (único) são expostos em coisas, acontecimentos.
Estado metafísico No estado metafísico, substitui-se Deus pela Natureza, por "forças abstratas", concebidas como suscetíveis de engendrar os fenômenos em estudo A tempestade, por exemplo, será explicada pela “virtude dinâmica” do ar.
A explicação metafísica tem para Comte uma importância, sobretudo histórica como crítica e negação da explicação teológica precedente. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal. Estado positivo O positivismo ficou conhecido após a humanidade buscar respostas cientificas para todas as coisas. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. Por exemplo, a dilatação dos metais pelo calor e não por "vontade" deles; os ventos pela ocorrência de dois pontos da superfície terrestre aquecidos desigualmente e não porque alguma figura mitológica estivesse a assoprar o ar atmosférico.
É o resultado da soma dos dois estágios anteriores