A SEXUALIDADE EM O BOM CRIOULO E LAVOURA ARCAICA
DATA: 16/06/2014
Parabéns!
A SEXUALIDADE EM : O BOM CRIOULO E LAVOURA ARCAICA
Prof. Dr. Wilberth Claython Ferreira Salgueiro
Geane Teodoro Damasceno
As obras “O bom crioulo” e “Lavoura arcaica” de Adolfo Caminha e Raduan Nassar, respectivamente, tratam de temas que envolvem a sexualidade: homossexualidade e incesto. Falar em sexo é um tabu, pois é um tema que desperta desprezo e vergonha para muitos indivíduos da sociedade e que pode gerar os mais diversos sentimentos, comprometendo até mesmo a imagem do outro. Neste artigo, propomos mostrar como a sexualidade é tratada nas obras citadas, no entanto, antes disso, falaremos um pouco de cada uma.
“O bom crioulo” é um romance naturalista narrado em 3ª pessoa em que as personagens Amaro, Aleixo e Dona Carolina protagonizam um triângulo amoroso. Amaro era um marinheiro negro que, mesmo estando inserido num tempo em que a escravidão ainda se fazia presente, consegue a admiração de seus oficiais pelo caráter e ingenuidade;, devido a isso, recebeu o apelido de O bom crioulo.
Aleixo era um rapaz branco, de olhos azuis, que também era marinheiro e por quem Amaro nutria uma grande atração sexual., nNum dado momento da história, por um ano, o jovem cede aàs investidas do negro, mas acaba trocando-o por Dona Carolina. Ela era uma portuguesa que alugava quartos na Rua da Misericórdia, mas, na obra, é evidente que o maior negócio dela era a venda de seu próprio corpo. Quando Amaro descobre o caso de Aleixo e Dona Carolina, fica tomado pelo ódio e acaba matando-o com um corte no pescoço.
Já “Lavoura Aarcaica” é um romance narrado em primeira pessoa e constitui-se numa trama de costumes religiosos e morais, em que o jovem André foge de casa para distanciar-se do duro modelo educativo de seu pai e esquecer o amor “proibido” que sentia por sua irmã, Ana. Após sua fuga, a estrutura da família, que já era bastante precária, fica abalada. Então, Pedro, irmão mais velho de André parte em