A Serpentina ATPS PRONTO
O homem sempre buscou formas de sobreviver com o que tinha disponível no momento, o que hoje parece comum como a eletricidade, um dia já um recurso restrito a uma pequena ou até mesmo nenhuma parcela da nossa sociedade.
O fogão a gás só surgiu na década de 30, sendo que antes disso só existia o fogão a lenha, que apesar de velhinho e ultrapassado para muitos, ainda resiste até os dias de hoje principalmente em cidades do interior, aqui mesmo nas nossas Minas Gerais, quem nunca comeu ou nunca ouviu falar da comidinha mineira feita no fogão à lenha.
Hoje não é muito comum encontrar nas casas dos grandes centros urbanos o fogão de lenha, más bastamos ir para cidades mais interioranas como Janaúba, Porteirinha, dentre tantas outras, que já podemos encontrar lá na cozinha das casas do fogão a lenha. E uma das invenções fantásticas, que foi criada para aproveitar a coloria gerada pelo fogão a lenha, foi a Serpentina para esquentar agua, pois nas casas que já usaram ou ainda usam o fogão a lenha, sabem que ele gera um calor muito forte e que se mantei mesmo após o preparo do alimento, e com isso a serpentina aquece a agua mesmo com o fogão após ter sido usado, porque as brasas existentes no seu interior do fogão podem ficar acessas por horas. A serpentina além de econômica e de fácil instalação, já foi para muitos a única forma de garantir um banho quente, até mesmo nos dias de hoje ela e muito usada em sítios que tem fogão a lenha, mesmo que lá já conte com a eletricidade, devido a grande economia que ele gera de eletricidade, usando um recurso que seria desperdiçado sem o seu uso.
A serpentina
A serpentina e um equipamento muito útil para sítios de fazendas, que contam com uma dificuldade de acesso a eletricidade, ou até mesmo com uma grande extensão de mata nativa ou mata de ciclo curto, que geram uma grande disponibilidade de galhos, que caem das arvores, além de arvores que chegam no seu estagio de troca ou morrem, basta caminhar por pouco tempo na