RESUMO DA AULA DE LIDERAN A DO DIA 03
A diferença entre gerencia e liderar “Você gerencia coisas e lidera pessoas1”, talvez um dos grandes problemas na vida pastoral, uma vez que as pessoas não querem ser lideradas, e sim gerenciadas, e neste caso muitas vezes o Pastor assume situações e problemas que compete a administradores, contadores, técnicos de manutenção entre outros. Quando o Pastor assume todas essas atividades, além de inibir que outras pessoas assumam essas atribuições, muitas vezes acabam não atendendo ao lado do ensino e cuidado espiritual de seus membros.
Quando o Pastor confunde gerenciar com liderar
Fazer discípulos é com certeza uma das atribuições pastorais, contudo o Pastor deve sempre estar à frente de sua igreja, as pessoas são pastoreadas do púlpito, da docência pastoral, o pastor tem que acompanhar o desenvolvimento da igreja como todo, mas principalmente a questão da docência, da vida espiritual da igreja. Não é errado em preparar discípulos, o problema é quando o pastor abre mão do seu papel primordial, que é o ensino, para qualquer outra coisa. Quando o pastor convida muitos pregadores, não participa do ensino na escola bíblica dominical, aparece apenas por traz, isso não é liderar mas sim gerenciar.
Liderança e condução, gerenciamento é controle Liderar é conduzir, é caminhar, é educar, ensinar, guiar a igreja no caminho de Cristo. Claro que com o conhecimento, com a informação, consciente do que acontece dentro da igreja. O Pastor deve entender que liderar não é apenas mostrar o caminho, mas sim caminhar junto. É conduzir mesmo pelo vale da sombra da morte, e não controla-lo. Mesmo que a maioria dos membros esperam que o pastor controle.
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir os objetivos do bem comum do grupo O líder tem habilidade, influência e relacionamento, ou seja o Pastor tem como objetivo de entusiasmar as pessoas para trabalhar pelo grupo, o entusiasmo, ter