Interacaosocialepapeissociais
897 palavras
4 páginas
4.1. Interação socialInteração social – processo de relacionamento dos indivíduos entre si decorrentes das múltiplas atividades desenvolvidas pelos indivíduos no seu quotidiano. Os indivíduos estão constantemente a agir e reagir com aqueles que nos rodeiam na vida quotidiana (familiares, colegas de trabalho, amigos, etc).
De modo informal – transportes públicos, casa, jardins;
De modo formal – Trabalho, escola;
Muitas vezes, essas rotinas de quotidiano, com situações de interação muito semelhantes, tipificam formas de relacionamento, ou seja, padrões de interação.
Padrões de interação – Objetivos em comum, Identificação uns com os outros, normal e valores idênticos, relações mutuas;
Os indivíduos estão, assim, envolvidos em padrões de interação no decurso da vida quotidiana, que se desenrolam em vários espaços – habitação, escola, rua, etc.
Estes padrões de interação constituem a base de estruturação da sociedade, pois a vida, organiza-se em torno da repetição das interações.
Mas, por outro lado, estas interações também contribuem para a construção social da realidade, na medida em que os indivíduos, agindo e tomando decisões de forma criativa, podem contribuir para transformar a realidade social.
Grupos Sociais:
Primários- Interação próxima entre os indivíduos;
Secundaria- Interação distante, impessoal e mais condicionada por comportamentos específicos;
A interação no tempo e no espaço
A interação social ocorre sempre num determinado espaço e tem uma duração específica de tempo.
4.2. Grupos Sociais
Os indivíduos estão constantemente a agir e a reagir com aqueles que os rodeiam, mas apenas alguns deles interagem de forma contínua.
Grupo social – conjunto de indivíduos que pelo facto de partilharem entre si objetivos e interesses, interagem de uma forma regular e duradoura. Essa vivência em comum leva a que o grupo construa uma estrutura e identidades próprias e a que os seus membros desenvolvam um sentimento de pertença ao grupo.
A identidade do grupo