A Separa O De Monitoramento E
Controle de Projetos
Controlar um projeto é a missão mais desafiadora para um gerente de projetos. As expectativas das partes interessadas dependem que o Controle proteja os parâmetros de sucesso do Projeto e para isso, é necessário ao gerente ter conhecimento, habilidade e atitude.
Conhecimento das melhores práticas e ferramentas, Habilidade para aplicá-las com metodologia e Atitude para liderar as pessoas capazes de fazer a diferença no Controle dos projetos.
O quarto grupo dos processos definidos pelo Guia PMBOK® chamado de monitoramento e controle, junto à Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento, compõe os cinco grupos utilizados para distribuir os processos nas áreas de conhecimento em gerenciamento de Projetos definidas pelo guia PMBOK®.
A estrutura em grupos é fundamental, pois organiza os processos de maneira didática. Como todo projeto é limitado no tempo, a Iniciação e o Encerramento, representam os processos necessários para começar e para terminar um projeto. Os grupos intermediários se encarregam do Planejamento, da Execução e o mecanismo de análise e comparação entre eles, chamado de Monitoramento e Controle de Projetos.
Enquanto que o Planejamento determina os limites do projeto o Monitoramento e Controle equilibra os parâmetros como um centro de gravidade entre o previsto e o realizado.
Nosso primeiro passo será propor a redistribuição dos grupos, para seis grupos de processos. Veremos que essa proposta ampliará a dimensão e o alcance dos grupos em cumprir o seu papel. Vamos refletir porque utilizamos seis substantivos para nomear apenas cinco grupos de processos. Um velho paradigma precisa ser quebrado e Monitoramento e Controle de Projetos não podem mais ser tratados como um só.
Nos últimos anos o Gerenciamento de Projetos foi inventado e reinventado inúmeras vezes, e não poderia ser diferente já que falamos de uma economia que movimenta trilhões de dólares e patrocinadores determinados a vencer em