Relatorio 1
Camila Bittencourt - 11310841
Higor Diego Silva Moreira - 11421124
Geam Duarte Adriano - 11412963
Guilherme Fraiha de Moraes – 11410107
Gustavo Henrique - 11410612
Matheus Teixeira Scoralick Dias – 11411423
Belo Horizonte, 16 de março de 2015
1. Introdução:
O multímetro é um medidor múltiplo, capaz de medir diversas grandezas elétricas e realizar funções especiais. O aparelho concentra as principais medidas elétricas como ohm, volt e amper. Devido a sua simplicidade e portabilidade é muito utilizado por técnicos em eletrônica e eletrotécnica.
Os multímetros podem ser analógicos, conhecidos também como de ponteiro, que dependem da calibração da sua agulho e devido a seu visor são considerados mais frágeis, considerando um caso de acidente em que o aparelho caia. Os modelos digitais, são mais utilizados por serem mais resistentes, pelo material que é feito, além de serem mais modernos. Utilizado para conhecer mais sobre circuitos e seus componentes, é um aparelho que se difere pela precisão.
2. Objetivo:
A atividade tem o objetivo de ensinar a utilizar o multímetro de forma simplificada realizando medidas de pilhas, baterias e fonte de corrente contínua em escalas diferentes, mostrando que cada escala tem um grau de precisão.
3. Materiais:
* Pilha Elgin AAA.
* Pilha Elgin AA.
* Pilha Rayovac D.
* Pilha Panasonic C.
* Alcalina – Bateria.
* Multímetro Digital Minipa ET-1002.
* Circuito Série-Paralelo.
* Fonte 15v.
* Resistores.
4. Execução:
Medição da tensão elétrica das pilhas de amostra:
Primeiramente foi escolhida a escala a qual se iria utilizar o multímetro e a pilha, apresentado na figura-1;
Figura 1- Multímetro
Em seguida, conectamos o cabo do multímetro a uma extremidade de elétrons positivo e outra de elétrons negativo do objeto (pilha), para medir sua tensão