A semente da vitória
Capítulo I – A força de uma experiência.
Nesse primeiro capítulo, o autor narra uma história pessoal, ocorrida há mais de meio século atrás, sobre como conseguiu modificar seu próprio corpo a partir de uma experiência vivenciada no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo. Nesse capítulo, ele já introduz o alicerce de seu método, baseado sobretudo no sono, na alimentação, e no relaxamento.
Capítulo II – Meu primeiro aluno
Embora tenha trabalhado com diversas personalidades dos esportes e dos negócios, nesse capítulo, Nuno dedica especial atenção à descrição de seu primeiro trabalho, com um aluno que não era um jovem, e sim um senhor de idade que queria aprender a jogar tênis, e que conseguiu transformar completamente sua saúde a partir do trabalho desenvolvido pelo autor.
Capítulo III – Trabalhando o físico, o mental, o espiritual e o emocional
Aqui, aborda-se a importância de trabalhar o cérebro, a fim de que ele seja programado para atuar em nosso favor. Explica como a sociedade nos oprime desde a infância, e como devemos nos aproximar de pessoas positivas, e nos afastar das pessoas com alta carga de negatividade. Também se comenta sobre o quão importante é desenvolvermos emoções positivas em nossas vidas.
Dois pontos de intersecção com outros livros merecem ser registrados. Primeiro, o título do capítulo tem tudo a ver com as quatro dimensões de energia aprofundadas no livro de Jim Loher e Tony Schwartz. Não sei se o autor se baseou nas ideias sustentadas por esses autores norte-americanos, mas o fato é que ambos tratam do papel fundamental, para o sustento do alto desempenho, que o gerenciamento dessas quatro fontes de energia – física, mental, espiritual e emocional – proporcionam à vida das pessoas.
O segundo ponto de intersecção é com o livro do David Allen, ou melhor, com a metodologia GTD, uma vez que o autor de “A semente da vitória” também trata da importância de você prestar atenção