A semente da Vitória Resumo
Autor: Nuno Cobra
Número de páginas: 223
Editora: Senac São Paulo
Resenha: A semente da vitória, de Nuno Cobra
A primeira vez que li esse livro foi no distante ano de 2003, e gostei bastante das ideias defendidas pelo autor, acerca de temas como aptidão física, realização pessoal e saúde. Nuno Cobra é mais conhecido do grande público como preparador físico de atletas como Ayrton Senna e Mika Hakkinen, mas desenvolveu um método de trabalho que não se limitou aos atletas profissionais. Sua metodologia também foi utilizada por empresários, alunos de escolas públicas, presidiários etc. O livro condensa os princípios do Método Nuno Cobra, com ideias inovadoras sobre a conquista da qualidade de vida por meio de uma profunda mudança de hábitos. Embora a edição que eu tenha lido date de 2003 (49ª edição), o livro, que hoje se encontra na 90ª edição, não sofreu mudanças substanciais de conteúdo, eu suponho, haja vista que a quantidade de páginas continua igual.
Dois foram os motivos que me levaram a relê-lo e a publicar uma resenha a seu respeito. Primeiro, o interesse despertado em muitos leitores a respeito de temas menos ligados a finanças pessoais e mais ligados à qualidade de vida, como alimentação e atividade física. E, segundo, pelo desenvolvimento de outras resenhas que estão alinhadas com esses interesses, como os livros do Leo Babauta e de Jim Loher e Tony Schwartz. Vamos, então, nos aprofundar no livro “A semente da vitória”!
Capítulo I – A força de uma experiência.
Nesse primeiro capítulo, o autor narra uma história pessoal, ocorrida há mais de meio século atrás, sobre como conseguiu modificar seu próprio corpo a partir de uma experiência vivenciada no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo. Nesse capítulo, ele já introduz o alicerce de seu método, baseado sobretudo no sono, na alimentação, e no relaxamento.
Capítulo II – Meu primeiro aluno
Embora tenha trabalhado com diversas personalidades dos