A seleção e o dp
1- O que mede uma entrevista de seleção? Alguns autores dizem que a entrevista é como uma foto, isto é, a entrevista só mede o quanto o candidato foi bem ou mau na entrevista. O objetivo de uma entrevista é conhecer melhor o candidato e aprofundar nas informações fornecidas no currículo. Nessa fase itens como pontualidade, postura, roupas e atitudes contribuem para a contratação ou desclassificação do mesmo. Mais a entrevista inicial não é suficiente para provar a capacidade do candidato, pois muitas vezes a pessoa fica nervosa e não consegue se desenvolver bem na conversa e na dinâmica, porém não quer dizer que seja incapaz e que não esteja apto a exercer a função ou cargo para que está sendo entrevistado.
2- O que um selecionador deve observar em um currículo?
Primeiramente ele deve analisar se o candidato atende todos os requisitos que o cargo exige, observar se ele está voltado para a melhoria de desempenho, se tem muita rotatividade de emprego e se melhorou de cargo nos empregos anteriores. Verificar também se o candidato está passando as informações com objetividade e clareza, como escolaridade, experiências, cursos específicos e dados pessoais, sem colocar informações com pouca serventia e utilidade para ocupar o cargo disponível na empresa.
3- Se você tivesse que estabelecer 3 regras para uma seleção eficaz, quais seriam?
• Análise do currículo: Devem ser analisadas todas as informações fornecidas, e ainda verificar se o candidato está dentro do que a empresa procura para exercer o cargo.
• Contato telefônico: Esse procedimento acaba realizando uma triagem inicial, tanto para o candidato como para a empresa, como disponibilidade de horário do candidato, local de trabalho, salário e benefícios oferecidos. Se ambas as partes se interessarem, ele parte para a próxima fase.
• Entrevista: Após as primeiras etapas, deve-se iniciar uma seleção focada realmente para o cargo em questão, pois nessa fase só estão os candidatos