Filosofia
A ética responde á questão, “Que princípios devem orientar a vida humana?”, reflecte sobre os princípios que dirigem a constituição das normas orientadoras da acção e dos respectivos fundamentos propondo fins e ideias, tendo em vista o aperfeiçoamento do ser humano. Tem como principio que a vida tem um valor incalculável. A ética pergunta, “por que razão não é permitida matar, ou que valor justifica tal proibição?” Ou “o que é o bem?”.
A moral responde á questão, “ como devo agir numa circunstância?”. Conjunto de normas obrigatórias estabelecidas no interior de um grupo ou sociedade. E norma moral diz que não se deve matar, analisa os problemas práticos e as suas dificuldades que a sua realização coloca.
O ser humano só se constitui como ser social na sua relação com os outros. O carácter comunitário da vivência humana exige que cada individuo que para além dos interesses pessoais e dos deveres para consigo próprio, tenha em consideração os direitos e os interesses dos outros. A ética resulta da vida social e tem como função promover valores comuns aos membros de uma sociedade; definir os princípios regulares da vida social com base nos quais se estabelecem os direitos e deveres; idealizar fins que apontam o aperfeiçoamento do ser humano. 2. 3. A consciência moral constitui-se como uma capacidade interior, orienta, avalia e julga a acção com base em princípios auto-impostos racionalmente justificados. Conhecida a lei moral, a pessoa pode levar a cabo com a sua inteligência um juízo sobre a bondade ou maldade dos actos concretos que ela planeja fazer, ela está fazendo ou fez. Esse juízo sobre a moralidade da acção se chama consciência moral. A consciência leva ao homem agir de um certo modo: mostra ao homem o bem que deve fazer e o mal que deve evitar; não é ela a última fundação do bem e da