A Segurança do Trabalho é
A Segurança do Trabalho é a ciência que objetiva a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o consequentemente controle dos perigos e riscos originais no local de trabalho que possam causar doenças, acidentes e / ou comprometimento do conforto, bem – estar e eficiência dos trabalhadores e membros de uma comunidade.
A ciência presente na Segurança do Trabalho e na Higiene Ocupacional é permitida através da vasta literatura técnica existente, a legislação aplicada, da constante necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de prevenção, ensaios laboratórios para o estudo e desenvolvimento de limites de exposição aos agentes ambientais agressivos, dentre outros. O prevencionalista (TST) é um profissional que deve estar em constante atualização, tendo em vista as frequentes alterações da legislação e o surgimento constante de novidades na literatura técnica.
O ambiente de trabalho é um local que pode apresentar várias condições inseguras que possam prejudicar a saúde e o bem- estar dos trabalhadores. Por isso o TST (Técnico em Segurança do Trabalho) dever está sempre atento e observando cada detalhe do ambiente de trabalho.
A prevenção dever ser aplicada para antecipar os riscos e encontrar possíveis falhas, que poderão implicar problemas de saúde e bem-estar. O reconhecimento é a etapa mais importante para a prevenção, o qual geralmente encontra todos os riscos e trabalhadores expostos, é neste momento em que a arte da observação terá que ser aplicada para identificar os riscos.
Deve ser feita uma pesquisa para se obter informações sobre os danos de cada agente de risco e o que eles podem causar a saúde de cada trabalhador.
Profissionais de Segurança do Trabalho
1- Medico do Trabalho
2- Enfermeiro do Trabalho
3- Técnico de Enfermagem do Trabalho
4- Engenheiro do Trabalho
5- Técnico em Segurança do Trabalho