A seguran a um direito de todos
A primeira, também chamada de Polícia Judiciária, está relacionada à ação investigativa, através da busca de provas, indícios ou informações que auxiliem na solução de um crime ou contravenção, com a respectiva identificação de seu autor.
Já a Polícia Militar, é a polícia ostensiva, que tem a função de cuidar do patrulhamento e da represália imediata às tentativas de danos à segurança pública. Chama-se "ostensiva" justamente no sentido de ostentar, alardear, assumir, para que a população a identifique numa situação de emergência e para que os autores do delito se inibam diante de a sua presença. Por isso, são utilizadas as fardas, por exemplo.
Em relação ao crime, a Polícia Civil atua preponderante, após a sua ocorrência, enquanto a Polícia Militar, por natureza, atua antes, no sentido de preveni-lo.
O que a delegacia atende?
Na Delegacia Regional são resolvidos problemas e situações administrativas que correspondem a policia civil do munícipio. Também são encaminhados pra lá, as grandes operações e investigações, com uma especialidade em homicídios.
Nos Distritos Policiais acontecem os atendimentos das mais variadas situações criminais. Crimes de um modo geral, como furtos, roubos, estelionatos, crimes contra o patrimônio e contra a honra (injúria, calúnia e difamação), fraudes, defraudações, crimes que envolvam drogas ilícitas (cocaína, crack, heroína etc.). Além também dos registros de boletins de ocorrência.
A Delegacia de Defesa da Mulher atende o publico feminino, desde criança a idosas, em situações de agressões físicas domesticas, abusos sexuais, ameaças e crimes que ferem a dignidade da mulher. Seguindo a Lei Maria da Penha, consoante Lei 11.340/2003, entre suas atribuições.
Existem