A rua como contexto de desenvolvimento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE PSICOLOGIA
BIANCA FERNANDES
LAIZ TEIXEIRA
MARCELLY LIMA
NATALLY GOMES
A RUA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO
SANTOS
2011
Crianças em situação de rua
O espaço da rua tem sido utilizado por muitas crianças e adolescentes como ambiente de moradia, e o “viver na rua” abrange seu trabalho, sua educação, seus relacionamentos, seu lazer, entre outras atividades. Essa população é bastante heterogênea e utiliza o espaço da rua em diferentes momentos e objetivos.
Foi proposta uma classificação para caracterizá-los a partir de cinco parâmetros: a vinculação com a família; a atividade exercida; a aparência; o local em que se encontra a criança ou o adolescente e a ausência de um adulto responsável junto à mesma.
Partindo de uma revisão histórica, percebe-se que a descrição dessas crianças no senso comum foi se modificando, assim como, a literatura científica sobre elas. Inicialmente, os estudos enfatizavam os déficits de desenvolvimento relacionados ao uso de drogas, promiscuidade, marginalidade, exclusão e desadaptação, os quais favoreciam uma imagem negativa a respeito desse grupo. Gradualmente, alguns estudos passaram a descrever as crianças em situação de rua como seres em desenvolvimento, que apresentam aspectos saudáveis frente a situações adversas. Entretanto, esses estudos salientam que, embora descrevam estes aspectos, não consideram a rua um ambiente ideal para o desenvolvimento de qualquer ser humano.
No entanto, a vida na rua muitas vezes representa a melhor alternativa encontrada pelas crianças que sofrem algum processo de vitimização, seja na família de origem ou na sociedade. Alguns pesquisadores procuraram entender as principais causas e motivações que provocam a saída destes de sua, entre estes, os problemas sociais, econômicos e afetivos ou de relacionamento familiar, que são geralmente apontados como principais fatores que influenciam a saída para a