Educacao feudal na alta idade media
Set-Dez 2002, Vol. 18 n. 3, pp. 305-313
Atividades Cotidianas de Crianças em Situação de Rua1
Paola Biasoli Alves2
Universidade Católica de Brasília
Sílvia Helena Koller, Aline Santos Silva, Clarisse Longo do Santos,
Milena Rosa da Silva, Caroline Tozzi Reppold e Luciano Telles Prade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
RESUMO: Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva da observação de atividades cotidianas de vinte crianças em situação de rua da área central de Porto Alegre, Brasil. Os dados foram coletados através de uma metodologia observacional elaborada especificamente para utilização em pesquisas no contexto da rua, associada a uma entrevista estruturada para obtenção de dados bio-sócio-demográficos. Os resultados revelam que as crianças utilizam o espaço da rua para diversas atividades, incluindo tarefas que garantem a subsistência pessoal e, às vezes, da família. Foram também observadas brincadeiras solitárias ou em grupo, demonstrando que embora estejam em atividade de trabalho, continuam sendo crianças em desenvolvimento. A discussão dos dados, baseada na Teoria dos Sistemas Ecológicos, salienta a importância de estudos que descrevam os aspectos saudáveis que meninos e meninas em situação de rua podem apresentar neste ambiente. Alternativas de intervenção nesta situação devem enfatizar a participação comunitária e da sociedade civil na efetivação de propostas de apoio sócio-afetivo para estas crianças e suas famílias.
Palavras-chave: crianças de rua; trabalho infantil; brinquedo; família; espaço da rua.
Daily Activities of Street Children
ABSTRACT: This descriptive study shows the daily activities of twenty street children of Porto Alegre central area, Brazil.
Observational methodology and a structured interview were elaborated for this research. The results revealed that children use the streets for diverse activities, including those that guarantee their personal surveillance