A REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa de 1917 foi um dos principais acontecimentos do século XX. Acontecimento esse que irrompeu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), apesar de seus antecedentes remeterem ao ano de 1905, em que o correu a primeira tentativa revolucionária — que Lenin mais tarde considerou um “ensaio geral para a Revolução de 1917”. O principal aspecto da Revolução Russa é ela ter sido orientada pela doutrina comunista, desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx no século XIX – com a ressalva de que tal doutrina foi complementada e acrescida de um plano estratégico por aquele que se tornou o mais importante líder da revolução: Lenin.
-Antecedentes
Rússia na virada do século XIX para o século XX era uma monarquia autocrática governada por um czar (imperador) que concentrava todos os poderes e que mantinha uma administração centralizada e burocratizada. Além disso, havia a união entre Estado e a Igreja Ortodoxa. O czar era chefe do Estado e seu poder era considerado sagrado.
A sociedade russa era majoritariamente constituída por camponeses explorados por uma nobreza latifundiária e a burguesia. O desenvolvimento industrial russo iniciou-se no final do século 19 e foi possível apenas com o aumento de impostos e financiamento estrangeiro, principalmente para a exploração de petróleo e produção de aço.Muitos trabalhadores foram então atraídos para as cidades, deixando o campo, mas, acabaram submetidos a baixos salários e jornadas de trabalho excessivas.
Para agravar ainda mais a situação de descontentamento tanto no campo, como nas cidades, no ano de 1905 o Japão venceu a Rússia na disputa pela Manchúria, região que fica no nordeste da China.
Nesta ocasião, trabalhadores encaminharam uma petição ao czar em tom suplicante, haja vista que, após a derrota na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), a situação precária da população e das tropas envolvidas na guerra agravou-se.