A Revolução de 1964
Esta é uma aula com mais dados. Para entender o Golpe de 64 temos que entender o mundo pós-segunda GM, onde a Alemanha nazista foi derrotada, mas quem saiu pior foi a Europa seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista político.
A América Latina em geral vai ser um continente em que vai se disputar um controle, ordem de influencia entre os soviéticos e os americanos. Como os americanos enfrentam essa disputa usando como influencia os soviéticos? Por meio do comunismo, eles vão querer combate-lo. Governos mais progressistas eram taxados como comunistas. Todos os países que por um instante quiseram criar certa autonomia em relação a americanos ou soviéticos, tiveram que enfrentar um combate. É nesse ambiente que vai desenrolar os antecedentes de 64. Não é uma discussão de caráter ideológico e sim geopolítico.
No início de 30 está ocorrendo uma modernização tipicamente capitalista, o que causa transformações profundas na vida das pessoas. O primeiro processo de industrialização capitalista é o êxodo rural, depois temos a ampliação do mercado de trabalho, onde eu aumento substantivamente o número de empregos e consequentemente a renda também aumenta. Todo mundo melhora, embora não seja da mesma forma.
Consequência: mobilização social ascendente, modificação dos padrões de consumo e
Na medida em que você vai se vinculando em uma mobilidade social em que te permita ascender, você que esquecer o seu passado, por passar a reproduzir a ideologia daquilo. O que vai acontecer no Brasil a partir dos anos 50 é uma luta social que vai se refletir em uma luta político.
Ideologia de um partido liberal neoconservador→ Estado não intervém na economia, ou seja, anti- estado. Não há políticas sociais, ou seja, você defende a meritocracia (o indivíduo é aquilo que ele consegue fazer). Um liberal em um país como o Brasil é um conservador.
O Brasil nos anos 70 é um país que esta claramente se tornando um país urbano e os antagonismos sociais