a revolta da armada
Documento 1: - data: 15/03/1894
- tipo de documento: Jornal “O Paiz”
-Local de produção e de circulação: Rio de Janeiro
- Síntese do documento: O documento fala sobre o alivio da população devido ao final da Revolta da Armada, e a comemoração pela vitória da Republica, pois o Presidente, com a ajuda das forças do Exército brasileiro, do Partido Republicano Paulista e com uma nova frota de navios, haviam silenciado o caso.
"A cidade do Rio de Janeiro respirou ontem, enfim, desapressa do pesadelo da revolta. As fisionomias tinham um ar radiante de contentamento e por toda a parte grandes grupos de populares, entusiasmados, festejavam delirantemente, a vitória da República." O Paiz, 15 de março de 1894.
Documento 2:
-Data: 1891
-tipo de documento: pintura de Angelo Agostini
-local de produção e circulação: Rio de Janeiro
-Síntese do documento: o ápice da crise do governo de Marechal Deodoro se deu quando, devido a sérios problemas para lidar com grupos contrários ao governo - cafeicultores – este decidiu fechar o Congresso nacional. A imagem satiriza a dissolução deste. A imprensa foi posta sob total censura e foi decretado o estado de sítio do país. Com a ameaça feita por militares da marinha de bombardeamento ao Rio de Janeiro caso Deodoro não renunciasse, ele saiu do poder passando para Floriano Peixoto. A imagem então mostra um dos motivos que desencadearam o conflito.
Documento 3:
-data: 10/02/1894
-tipo de documento: Jornal Diário de Noticias
-local de produção e circulação: Lisboa
-Síntese do documento: Em setembro de 1893, navios de guerra da Marinha, em posse de militares integrantes da revolta, bombardearam o Rio de Janeiro, porém isso não foi o suficiente, já que o governo, resistindo a revolta, organizou o exército e impediu o desembarque dos revoltosos.
Grande Vitórias das Forças Legais:
"Na madrugada de ontem a população da nossa capital foi despertada por um vivíssimo tiroteio, entrecortado de sucessivos tiros de canhão,