A ressurreição do filho da viúva de Naim
.
Com o que, segundo Lucas 7, Jesus se importa? 1º) Jesus se importa quando a doença chega aos nosso lares – Lucas 7.1-10; 2º) Jesus se importa quando a morte chega e entristece nossos corações – Lucas 7.11-17; 3º) Jesus se importa quando a dúvida chega e tortura nossas mentes – Lucas 7.18-35; e 4º) Jesus se importa com a nossa situação diante de Deus – pecadores – Lucas 7.36-50.
Diante da mais cruel realidade da vida, a morte, Jesus sempre toma a iniciativa de vir ao nosso encontro.
Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. vv.11, 12
1. v.11a – ...dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim...
.
No momento certo, Jesus chega acompanhado dos discípulos e de uma grande multidão, às proximidades do portão da cidade de Naim. O que acontece diante deste portão pode ser designado como uma prova perfeita da providência e condução divinas particularmente consoladoras.
2. v.11b, 12b – ... e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. ... e grande multidão da cidade ia com ela.
Temos duas grandes multidões, a que estava com Jesus e a que estava com a viúva. 1) Uma vinha alegre e esperançosa de ouvir mais sobre o reino de Deus e ver mais coisas milagrosa acontecerem por intermédio de Jesus; 2) A outra vinha chorosa e lamentado a perda de um jovem de sua cidade, possivelmente de forma trágica.
3. v.12a – Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; O fato de que o funeral se dirigia para fora da cidade não era um acontecimento fortuito, mas devia-se à circunstância de que os judeus não permitiam o sepultamento de seus mortos dentro da cidade (entre os vivos), somente podiam ser enterrados fora dos muros de suas localidades.
O Senhor