A Responsabilidade Social e seu reflexo no espaço empresarial
Resumo: O presente artigo versa sobre a Responsabilidade Social Empresarial, sua origem e entrada do setor privado neste ramo de atividade. Tem como objetivo verificar quais os reflexos das atitudes marcadas pela Responsabilidade Social para as empresas quando estas norteiam suas decisões pelos modelos socialmente responsáveis. Para atingir o objetivo proposto se utilizou de uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo em autores especializados, sempre visando a obtenção de respostas para a pergunta proposta. A avaliação dos conteúdos encontrados foi baseada no método dedutivo, visando explicar o conteúdo através de raciocínios anteriormente descritos. Os autores utilizados no diálogo clarearam a visão acerca do tema proposto, enfatizando as características de uma empresa socialmente responsável e marcando os benefícios empresariais obtidos através de políticas de responsabilidade social. A partir do que foi visto concluiu-se que empresas socialmente responsáveis obtém retornos satisfatórios e um aumento da capacidade de competitividade no novo modelo socioeconômico.
Palavras – chave: Responsabilidade Social Empresarial; Terceiro Setor; Indicadores de Responsabilidade Social.
1 INTRODUÇÃO
Tendo em vista que as relações empresariais possuem como fundamento a cultura capitalista e, ao se perceber que os avanços deste modelo vêm refletindo em situações de desgaste sócio-ambiental, além de um desgaste empresarial e um aumento da desigualdade social, passa a ser focado pelas organizações um novo padrão de gestão empresarial, modelo este voltado para a busca do bem social. Este novo molde gerencial, busca um encontro saudável entre os bens de consumo, as fontes naturais e as comunidades em que se encontram as organizações.
Com as recentes transformações na esfera empresarial mundial, verifica-se uma diferenciação, ao que vinha sendo feito pelo capitalismo, no que diz respeito às formas de