Latão 70-30
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Liga Cobre-Zinco
Latão 70/30
Autor: Alison Teixeira
Anelise Sousa
Gabriel Lima
Luiz Mauricio Barreto
Yúri Vaz
Profº: Genésio
21 de Maio de 2014
Resumo
O presente trabalho tem como foco de estudo a liga de cobre-zinco (70/30) mas conhecido como latão onde é feito um apanhado geral a respeito do elemento desde a sua origem até a liga. Apresentamos as principais características e propriedades desta liga e as principais aplicações na indústria. É mostrado o diagrama de fases, as composições químicas típicas, as microestruturas, os processos para obtenção do latão, as possíveis fases e suas morfologias.
Introdução
O cobre é um dos metais mais antigos da civilização mundial, datando seus primeiros usos desde 8.700 anos a.C. Marcou a história com a Idade do Bronze (Cobre
+ Estanho) e o domínio de posse e tecnologia do cobre representava nos povos da época riqueza e poder. O cobre é um metal de transição avermelhado, que apresenta alta condutividade elétrica e térmica, só superada pela prata.
O cobre é normalmente usado em sua forma pura, mas também pode ser combinado com outros metais para produzir uma enorme variedade de ligas. Cada elemento adicionado ao cobre permite obter ligas com diferentes características tais como: maior dureza, resistência a corrosão, resistência mecânica, usinabilidade ou até para obter uma cor especial para combinar com certas aplicações.
O latão é uma liga metálica de cobre e zinco com porcentagens deste último entre 5% e 45%, dependendo do tipo. Outros metais podem ser adicionados, e variando a quantidade e a proporção destes metais, altera-se as propriedades da liga.
Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de alumínio, estanho, chumbo e arsênio para potencializar algumas das características dessa ligação, dependendo de como e onde a liga será utilizada. O Latão obtido é posteriormente fundido ou