A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA CERÂMICA SALEMA
JULIANA PEDROSO NUNES 2 resumo: O presente artigo aborda a responsabilidade social e ambiental da cerâmica Salema³, com foco no desenvolvimento sustentável. O estudo de caso teve como objetivo saber quais ações de responsabilidade social e ambiental a empresa faz com foco na sustentabilidade e preservação da natureza, além das ações de responsabilidade em prol de seus colaboradores e comunidade. O instrumento de coleta de dados para esta pesquisa foi uma entrevista com o diretor da empresa e o site da cerâmica, o qual traz informações relevantes da empresa sobre o tema abordado neste artigo. palavras-chave: Responsabilidade Social; Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável.
1 INTRODUÇÃO
O papel das empresas em todo o Brasil tem uma importância fundamental, visto que as mesmas tem uma responsabilidade perante à sociedade, de acordo com Buffara e Pereira (2003. P. 2). “Somente a responsabilidade social fundamentada no conceito do desenvolvimento sustentável pode criar novas perspectivas de um mundo melhor (BUFFARA; PEREIRA, 2003. P. 4). O maior desafio das empresas atualmente consiste em não apenas buscar competitividade no que diz respeito ao lucro e qualidade de seus produtos, mas também de buscar um desenvolvimento sustentável, atendendo às reivindicações da sociedade.
Nota-se hoje em dia que há uma maior sensibilidade por parte da sociedade quanto a problemas sociais decorrente das atividades das empresas, segundo Sertek (2006, P. 39). “A sociedade está bem mais informada sobre a qualidade dos produtos e há maior informação sobre seus impactos no meio ambiente” (SERTEK, 2006, P. 23).
Assim, “a possibilidade de vantagens competitivas deve ser uma consequência de suas atividades, não o objetivo fim. Portanto, os valores de uma empresa devem estar fundamentados na ética e na seriedade de suas ações (BUFFARA; PEREIRA, 2003. P. 16).”
Como ferramenta para investigar o papel das