material de extensão agrícola: caldas ecológicas
*Plantas repelentes de insetos:
Alguns chás e temperos (como salsa, cravo de defunto, cebolinha, cebola, coentro, alho, alho-porro, alecrim, hortelã, mangerona, sálvia, orégano, salsão, louro, hortelã, hortelã pimenta, arruda, camomila, manjericão, cinamomo, urtiga etc.) são repelentes naturais de insetos, pois possuem gosto e/ou cheiro forte.
O plantio dessas espécies próximo aos canteiros ou em torno deles é muito útil para a proteção das plantas contra insetos e nematóides.
Essas plantas também podem ser usadas em pulverizações em forma de extrato.
De maneira geral: pegar 1 kg de folhas de plantas de cheiro forte e deixar de molho em 5 litros de água por uns 10 dias, completado os 10 dias pegar 1 litro dessa calda de folhas e misturar 10 colheres de sabão neutro derretido ou cinza com mais 10 litros de água e pulverizar. Pode-se também coletar as folhas, picar, misturar com álcool deixar em repouso por 48 horas, coar e diluir em água até 10%.
Outra alternativa, é moer as plantas secas até ter um pó que é útil a vários usos: espalhar sobre as plantas e solo próximo para afastar ratos e lesmas; para proteger grãos semeados, do ataque de insetos, passá-los neste pó, ou espalhar na cova, antes de tapar. Fazer solução em água e pulverizar para repelir insetos em geral.
*Plantas para associar ao cultivo:
Uma boa idéia em agroecologia é associar às plantas da horta algumas flores, chás ou temperos que tenham características de afastar (repelir) insetos ou atraí-los (podendo ser usadas para atrair insetos da cultura de interesse). Abaixo uma lista de plantas que servem para essa função:
*Tagetes ou cravo de defunto: Repele os insetos e nematóides do solo. Combate a broca dos tomate. Ativa as outras plantas contra os insetos.
*Hortelã: Repele ratos e formigas
*Coentro: Repele ácaros e pulgões
*Poejo e gengibre: são repelente de formigas. (plantar na volta dos canteiros).
*Capuchinho, alho, alho-poró, cebola ou cebolinha verde: