A RESPONSABILIDADE SOCIAL DENTRO E FORA DAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO (4-8)
Historicamente a responsabilidade social não era usada dentro das empresas. A partir do surgimento das grandes indústrias é que começaram a ser divididas as tarefas e remunerações devidas. As organizações se preocupavam com o aumento de sua produção e do lucro, mas são poucas que se preocupam com o bem estar de seus funcionários.
No início do século XX com o nascimento do RH (recursos humanos) que surgiu o comprometimento não somente com as empresas mas também com os trabalhadores. Desde então, a área de RH vem passando por constantes mudanças de aprimoramentos para um melhor relacionamento dentro e fora das organizações. Qual é a importância da responsabilidade social dentro da empresa e para sociedade?
O objetivo deste estudo é despertar a atenção dos administradores para a importância da responsabilidade social com seus colaboradores e para o meio ambiente. A expectativa é de minimizar os impactos ambientais, provocado pela poluição das empresas.
REVISÃO DA LITERATURA (8-16)
A responsabilidade social é um comprometimento da organização com a comunidade e com a geração futura. Para Ashley e Cardoso (2002), a responsabilidade social pode ser descrever como um compromisso de uma organização para com a sociedade, medida através de seus atos e atitudes que afetam toda a sociedade ou alguma comunidade em particular. Para alguns a responsabilidade social é vista como uma obrigação social ou uma responsabilidade legal, ou até mesmo uma caridade que a organização deve realizar. Segundo Ventura (2003), pode se afirmar que é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e da empresa.
Pode se usar o balanço social, que é um conjunto de informações divulgadas por algumas empresas de todas as benfeitorias que a organização tem feito para com seus colaboradores, comunidade onde está inserida e a sua contribuição