A representação gráfica infantil
Psicologia da educação II
São Carlos/Setembro de 2014
“... Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: - Por que é que um chapéu faria medo? Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações...”.
Antoine De Saint –Exupery
O Pequeno Príncipe (1943)
Resumo
Nas mais diferentes áreas de conhecimento, o desenho sempre foi importante para a criação de qualquer produção, seja ela industrial ou artística. O presente estudo irá mostrar como a arte de desenhar na infância pode manifestar diferentes significados emocionais ou sociais.
Abstract
In different areas of knowledge, the art of draw has always been important to create any product, be it industrial or artistic. This study will show us that the art of draw in childhood can express different emotional or social meanings.
Sumário
Introdução 5
Objetivos 5
Metodologia 5
Desenvolvimento 5
A criança e seu desenho: Representação gráfica infantil 11
O desenvolvimento gráfico de Luquet 14
O desenvolvimento gráfico de Lowenfeld 19
Uma análise profunda do grafismo infantil 22
Exemplo de aplicação do grafismo infantil 23
O teste do HTP: House, Tree, Person 31
Guia de realização do HTP 31
Conclusão 34
Referências 34
Introdução
Desenhar e rabiscar são formas de expressão desde os primórdios da humanidade. Nas mais diferentes áreas do conhecimento, o desenho aparece como fator importante para a criação, sendo ela industrial ou social.
Os desenhos nas cavernas são, por exemplo, uma comprovação da importância do desenho, pois através desta linguagem, o homem pode se comunicar e