A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA VINCULADA NO DISCURSO MIDIÁTICO
Fabíola Manoela Santos Joelma Santos
Lucidalva Alves¹
Mirian Oliveira²
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE:
1. INTRODUÇÃO
O ser humano como indivíduo inserido em uma sociedade tem disponibilidade de inúmeras formas de se comunicar. É através da linguagem que o homem consegue promover uma interação no meio em que vive. Os conhecimentos adquiridos por ele é transmitido por essa forma de expressão, devido a isso o que ocorre é um fato individual e também social se diversifica no espaço e se transforma com o passar do tempo, pois a comunicação não ocorre separadamente da sociedade é algo conjunta, não tem como ocorrer comunicação sem sociedade e vice-versa, portanto a comunicação e interação se torna uma necessidade do homem social. Para FIORIN (2001, p.8), “(...) É ao mesmo tempo, individual e social, física, fisiológica e psíquica”. desse modo, a linguagem constitui-se em uma ferramenta poderosa de interação entre os indivíduos dentro da sociedade.
Nesse sentido Bordenave (2006, p.16 e 17) afirma que “(...) a comunicação não existe por si mesma como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação é uma coisa só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação.” Portanto, a comunicação é uma necessidade essencial do ser humano, do homem social.
Tomando por base que linguagem é tudo que nos proporciona comunicação, e que em decorrência disso ela se torna um instrumento social, sendo objeto de uso geral, notamos como as práticas linguísticas são fundamentais para a existência e desenvolvimento humano, uma vez que é nas relações entre falar, pensar e agir que os homens constituem sua coletividade e sua maneira de se comportar. A linguagem é que determina os padrões de convivência e sugere mecanismos para que o homem possa se adaptar no meio e com as pessoas que vive.
2. LINGUAGEM SOCIEDADE E RACISMO NO BRASIL
3. O RACISMO COMO MANIFESTAÇÃO