A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS
A empresa familiar é um negócio fundamentado na ligação sanguínea, porém possui particularidades corriqueiras às outras empresas, porém necessita de um planejamento estratégico adequado a atividade da empresa, visto que cada negócio terá que se desenvolver através dos princípios criados pelo fundador do empreendimento. Sua continuidade e Crescimento no mundo dos negócios fazem-se necessário uma sólida estrutura organizacional, com metas e objetivos a serem desenvolvidos.
Gonçalves (2002) conceitua que “as empresas familiares se distinguem das não familiares, não somente pela existência de uma família que estabelece relação direta com a empresa, mas por todo o complexo conjunto de pessoas que as compõem e as suas relações”.
As empresas familiares em sua história têm uma parcela significativa do universo empresarial brasileiro, indicam que uma das maiores dificuldades à sua perpetuidade está no momento do processo sucessório dos seus gestores. Tendo em vista a importância do consultor financeiro na administração e no processo sucessório das empresas familiares brasileiras, o objetivo consiste em mostrar a relevância do profissional financeiro e as dificuldades enfrentadas na passagem do poder de uma geração para outra.
No decorrer do processo sucessório de uma empresa familiar brasileira, é essencial a presença de um consultor financeiro capacitado para esboçar estratégias que auxiliem averiguar e reconhecer as questões familiares e empresariais, agindo como intermediário, buscando estabilidade.
O Pão de Açúcar é um grande exemplo de empresa familiar brasileira, que retrata um passado de progresso, crises e volta por cima, visando sempre o auge administrativo. Contudo, seu processo sucessório foi bastante conturbado, onde as disputas entre os herdeiros quase levaram a empresa à falência. O consultor financeiro teve grande importância neste processo, pois teve todo respaldo para administrar as ações a serem executadas, sem interferência dos