a relevancia dos softwares educativos na educação profissional
Fernando Soares Silva *
Orient.: Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes * *
Resumo
O artigo procura apresentar as possibilidades e a contribuição dos softwares educativos para o desenvolvimento do raciocínio lógico, das habilidades motoras e cognitivas, além de despertar a melhoria na motivação e no interesse dos alunos. Segundo os resutados pesquisados, percebe-se que o software possibilita que seja um recurso pedagógico para auxiliar no processo educativo, estimulando o desenvolvimento de habilidades, respeitando as características individuais. Uma das problemáticas levantada é que, nas escolas públicas, existem os computadores, todavia não existe um caráter educativo que dialogue com o currículo. O que se tem são atividades isoladas dos conteúdos trabalhados na sala de aula, sem direcionamento programado. Relata também a importância do uso do computador como ferramenta educacional para potencializar o processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: Softwares educativos; Informática na educação.
1 - Introdução
C
om a facilidade de acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação, faz-se necessário ter um olhar pedagógico principalmente ao uso do computador. Um eletroeletrônico tão cobiçado entre crianças e jovens que, independente da classe social, está presente, de forma direta e indireta, no cotidiano desses brasileiros e que a escola não deve ignorar, pois os sujeitos que dela participam vivem em um mundo mediado culturalmente por essas tecnologias e chegam à escola impregnados por suas histórias e por seu cotidiano.
De acordo com os estudos de Brasileiro (2002), cabe à escola buscar estratégias para usar o computador como ferramenta educacional visando à construção do conhecimento.
A entrada dos computadores na educação, provavelmente, será propulsora de uma nova relação entre os professores e alunos, uma vez que a chegada desta