a relevancia da hermeneutica da fenomenologia, do interacionismo simbolico para a educação
Esta linha de reflexão, também conhecida como filosofia prática, foi desenvolvida principalmente por Hans-Georg Gadamer (1900-2002). Para se alcançar a compreensão de um texto, seu significado mais profundo, é necessário investigar os diversos elementos que compõem o processo hermenêutico – o autor, o texto e o leitor. A prática mais convencional para se pesquisar o sentido bíblico, e por extensão o significado de qualquer outro texto pesquisado, é partir do autor, do que este desejou transmitir, em plena consciência, ao elaborar seus escritos. Assim, é importante comparar as várias obras produzidas pelo escritor, para se verificar o que ele disse em diferentes momentos, considerando-se sempre as línguas em que os textos foram criados.
No aspecto conceitual, a educação é um dos termos que possui inúmeros significados de acordo com diferentes referenciais e carrega, até mesmo no senso comum, autoridades anônimas capazes de produzir enunciados a respeito. A educação entendida como fenômeno humano não depende da escola, mas abrange toda a realidade social e de relações entre as pessoas. Cabe destacar que a relação educação e escola, do ponto de vista histórico, é muito recente.
Há, no entanto, uma característica comum entre os diferentes significados para o termo educação, e este se refere à possibilidade de se adquirir algo, um aprendizado, um ensinamento, um modo diferente de se comportar, etc. Mas esta possibilidade, que torna o ser humano capaz de fazer aquisições ao