A relação homem
A Ligação entre o Homem-Máquina, Interface, Interatividade e Realidade Virtual
Para que a relação homem-máquina ocorra, é indispensável o uso das interfaces e da interatividade. Sem estes dois fundamentos, é impossível haver qualquer tipo de relação homem-máquina dentro da Internet ou mesmo fora dela. Quanto a realidade virtual, ela tornou todas as relações do homem com o computador mais fáceis, para que ocorra de forma mais agradável, divertida, funcional e/ou eficiente.
A partir daqui, vai ser possível verificar quais são todos os elos de ligação de um homem à um computador. Como é que essa relação pode ser estabelecida, como funciona. A relação homem-máquina faz parte das interfaces, dos diversos tipos de interatividade e da realidade virtual, assim como todos eles fazem parte da relação homem-máquina. Depois de conhecer passo a passo cada trecho desta pesquisa, será possível pelo menos, chegar a uma conclusão: que em se tratando de homens e máquinas, tudo é necessariamente interligado.
Histórico
As máquinas fazem parte da vida do ser humano há muito tempo, desde que os homens das cavernas passaram a caminhar e sobreviver pela Terra. Maquinas? Sim, máquinas. E porque não? Neste caso é só atribuirmos ao termo máquina um novo significado: tudo que ajuda ao homem a desempenhar algum tipo de função com maior facilidade.
Mais tarde, com o aparecimento dos primeiros artesãos e depois com a Revolução Industrial, a máquina passou a fazer parte da vida do ser humano com seu sentido real, o que estamos acostumados a usar, ou seja, foi criada para auxiliar o homem sendo uma extensão dele próprio, executando tarefas que o homem não podia, trazendo então inúmeros benefícios à ele.
Desde aquela época, já haviam discussões à respeito da exclusão que a máquina proporcionava junto a todos aqueles benefícios à vida do ser humano. Ainda naquela época muitos homens perderam seus empregos por causa das máquinas e os que ficavam tinham