A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A GESTÃO DA EAD E AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS
Acadêmico: Ariane Raniero Brugnolo A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A GESTÃO DA EAD E AS QUESTÕES PEDAGÓGICAS
De acordo com Dias (2014) a educação à distância presente nos dias atuais, que se caracteriza por seu dinamismo e longo alcance, depende, e muito, de um sistema pedagógico, administrativo, e tecnológico confiável e organizado. Neste sentido a relação existente entre a gestão da EaD e estas variáveis citadas pelo autor, deve ser conduzida por um planejamento estratégico que tenha como foco as característica desta modalidade, tais como: grande contingente de alunos por curso, quantidade de atividades, acompanhamento, cronograma de módulos, mediação, e constante desenvolvimento de material.
A boa gestão da educação à distância torna-se, segundo Dias (2014), fundamental para que haja sucesso no desenvolvimento deste modelo educacional, sendo que, o autor classifica a organização e controle; O planejamento estratégico, como os pilares desta relação.
Sendo assim, neste modelo educacional o pedagógico passa a dividir espaço na importância da gestão com outros quesitos, sendo eles: administrativos e tecnológicos. A administração dos processos, gestão de pessoas e das ferramentas tecnológicas são essenciais para que o modelo se sustente, já que, apenas a parte pedagógica não seria suficiente para mantê-lo.
Conclui-se assim, que a relação entre a gestão da EaD e as questões pedagógicas vão além do processo de organização e mantimento do curso, já que, torna-se impossível haver o desenvolvimento do curso à distância, apenas tendo um enfoque pedagógico.
Fonte:
DIAS, Diego Figueiredo. Gestão, Estrutura e Funcionamento de Cursos em EaD. Maringá. 2014.