A Relação entre a Desnutrição e o Desenvolvimento Infantil
Desnutrição é considerado uma problema de Saúde Pública. Esse mal faz milhares de vítimas de todas as idades, mas atinge principalmente as crianças que, por causa da desnutrição, podem sofrer conseqüências danosas em seu desenvolvimento, especialmente o motor. Neste artigo, as pesquisas foram feitas através de livros e teses, além de artigos científicos impressos e eletrônicos, dos bancos de dados da Bireme, publicados de 1991 a 2010. Este estudo teve objetivo de resgatar na literatura a temática da desnutrição, seu contexto, os conceitos e as formas como se apresenta, e suas relações com o desenvolvimento infantil. A desnutrição exerce um importante papel na ocorrência de déficits nas diversas etapas do desenvolvimento infantil. A desnutrição em uma família pode ter múltiplas causas e significados.
Dados da pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostram que a baixa renda familiar está diretamente relacionada à prevalência da desnutrição infantil. Ainda presenciamos a realidade de muita pobreza, miséria, desigualdade social, abandono, e é nesse panorama que a desnutrição infantil se apresenta. Bastaria o mínimo de investimento necessário para que pais e filhos tivessem resgatados seus direitos sociais básicos. Temos consciência de que o problema da desnutrição está dividindo espaço com outros problemas nutricionais, como a obesidade.
A desnutrição pode se apresentar de diversas maneiras, devido à variedade de manifestações clínicas. Dependendo do grau de rico à saúde, como o Kwashiorkor e o marasmo nutricional, que são grandes responsáveis pelas altas taxas de mortes. O Kwashiorkor é considerado um tipo grave de desnutrição, que causa despigmentação do cabelo e da pele e edema nutricional. Ocorre pela carência de proteína, forma bastante comum de desnutrição em crianças africanas. O Marasmo também é um tipo de desnutrição, que afeta o crescimento e perda de massa muscular. Observa-se presença de