A relação entre filosofia, ética e responsabilidade social
1. INTRODUÇÃO Atualmente, ao adquirirem produtos ou contratarem serviços, os consumidores buscam alinhamento com valores e compromisso ético das empresas. Os projetos sustentáveis possuem muito apoio do governo e das companhias, há verbas públicas e privadas disponíveis. Devido à responsabilidade social, a sociedade criou uma mentalidade de que tudo que é social serve apenas para diminuir a culpa por ter resultados financeiros e acham que pode ser uma ameaça às finanças. Porém, gerar negócio é benefício social. O desafio das empresas é conciliar a ética, a responsabilidade social e os lucros.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. A Ética nas Empresas A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só ter qualidade nos seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial, a conquista da credibilidade engloba outros itens, como os relacionados à ética. Nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética. Quando se fala em empresa ética, faz-se referência às pessoas que nela trabalham, se são éticas e buscam a excelência. Que os princípios e valores eleitos pelos seus fundadores e que impregnam a cultura da organização são éticos. Que seus colaboradores zelam pela conduta ética. A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros.
2.2. Ética e Transformações Sociais
O processo de transformação da base econômica da sociedade ocasionou mudanças rápidas e importantes, o que gerou grandes modificações no cotidiano das pessoas. Essas modificações podem ser acompanhadas através da troca do conceito de tempo, das alterações ambientais, no surgimento de novos produtos e serviços, etc.
2.3. A