A RELAÇÃO AFETIVA E O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DO JOGO
ANA LÚCIA DE SOUZA
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFº.FÁBIO ALBUQUERQUE
“A RELAÇÃO AFETIVA E O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DO JOGO”
CASA BRANCA
2014
FACULDADE CASA BRANCA – FACAB
ANA LÚCIA DE SOUZA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CASA BRANCA
2014
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial em minha vida, ао mеυ pai Geraldo, minha mãe Ana e ao meu esposo Junior, que me fez crescer muito nestes últimos anos.
AGRADECIMENTOS
A MINHA FAMÍLIA, especialmente ao meu esposo e incondicional companheiro.
.
EPÍGRAFE
“Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."
Cora Coralina
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 07
DESENVOLVIMENTO 10
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho traz uma ampla visão da importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem e na formação da personalidade humana. A conscientização desta importância cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo- emocionais. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, o jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do