A Rela O Entre Ar Condicionado E Data Centers
Você só está lendo este texto graças a um sistema de climatização. Essa ligação entre o ar condicionado e os computadores é indireta, mas determinante. O Centro de Processamento de Dados (CPD), conhecido em inglês como Data Center, é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de informações de médias e grandes empresas, a fim de permitir o funcionamento eficiente das redes de computadores.
O CPD é composto por diversos armários metálicos (racks), com cabos elétricos e de dados, que liberam uma enorme quantidade de calor. Caso não haja um sistema de refrigeração de confiança, é possível que ocorra um superaquecimento, acarretando sérios problemas para os equipamentos e consequentemente na transmissão dos dados contidos. Nesta postagem você encontrará:
- Tipos de calor
- Qual equipamento é o ideal?
- Importância da climatização
- Temperatura ideal
- Investimento
- Crescimento de Data Centers nas grandes empresas
Tipos de calor
Antes de falarmos sobre os equipamentos aconselhados para Data Centers, primeiro é necessário definir qual o tipo de calor gerado nesse ambiente. Ele é dividido em dois tipos:
Calor sensível – Calor responsável por alterar a temperatura do ar, como por exemplo motores, computadores, iluminação, entre outros.
Calor latente – Calor responsável por alterar a umidade do ar, como evaporação de água e transpiração das pessoas.
Para ambientes de climatização de conforto comum, a relação entre o calor sensível e calor latente é de cerca de 70% (70% sensível e 30% latente). Para ambiente de
CPD, a relação entre o calor sensível e calor latente é de cerca de 90% (90% sensível e 10% latente). Sendo assim, o sistema de climatização que atender um ambiente de CPD deve ter capacidade de retirar calor sensível, o que é feito insuflando altas vazões de ar no local.
Qual equipamento é o ideal?
Devido aos Data Centers serem locais especiais, eles também requerem uma