A redução da inadimplência começa pela análise de crédito
Colunistas: Liderança, Sustentabilidade, Comércio Eletrônico, Legislação, Empreendedorismo, Franquias - Pequenas Empresas & Grandes Negócio…
Imprimir
Colunistas / Rodrigo Sanchez
A redução da inadimplência começa pela análise de crédito
Nas vendas a prazo, o empresário precisa avaliar a capacidade de pagamento do cliente
Por Rodrigo Sanchez*
O crescimento da economia brasileira nos últimos anos, apesar da crise de 2008/2009, tem favorecido bastante a realização de novos negócios, e tudo indica que esse crescimento deve continuar nos próximos anos. Para aproveitar esse bom momento do país, muitos empresários estão investindo e aprimorando seus negócios em busca de novos clientes e aumento das vendas para seus clientes atuais.
Uma oportunidade para o empresário ampliar seus negócios está nas vendas a prazo: o pagamento pelo cliente ocorre após a entrega da mercadoria ou da prestação do serviço – e isso se torna um crédito concedido. Apesar de essa ser uma prática bastante difundida, é importante se basear em uma análise de crédito bem estruturada e alinhada com a estratégia de vendas para que a inadimplência não pegue o empresário de surpresa na hora de receber os pagamentos.
De forma geral, a análise de crédito para consumidores ou empresas considera os seguintes pontos:
• Confirmação dos dados cadastrais fornecidos pelo cliente (RG, CPF, telefone, comprovante de endereço, no caso de consumidores; cartão do CNPJ e dados do documento de constituição ou contrato social, no caso de empresas).
• Consulta aos órgãos de proteção ao crédito para verificar apontamentos que indicam a existência de dívidas assumidas anteriormente e não pagas;
• Avaliação da capacidade de pagamento para identificar quanto do rendimento/faturamento do cliente está disponível para assumir dívidas e ainda não está comprometido com outros compromissos. O crédito a ser revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT211630-17141,00.html 1/2
06/11/13