Acidentes de Trabalho Com Material Biologico e/ou Perfurocortante
Segurança em primeiro lugar
Acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortantes entre os profissionais de saúde:
Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortante apresentam alta incidência entre os profissionais de saúde devido aos inúmeros riscos ocupacionais a que esses trabalhadores estão expostos. Diante disso, este estudo tem por objetivo aumentar a compreensão e o conhecimento sobre o tema proposto. Constatou-se que pelo elevado índice de acidentes de trabalho com materiais biológicos e/ou perfurocortantes pode-se diminuir essas ocorrências pela adoção de medidas de biossegurança, mudanças no comportamento e organização no ambiente de trabalho, e desenvolvimento de estratégias e programas de capacitação profissional que possibilitem aos profissionais de saúde desempenhar suas atividades com segurança e confiança.
Introdução
Saúde é a condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente.
Os acidentes de trabalho são definidos, segundo o Ministério da Previdência Social, como acidentes que ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.
O acidente de trabalho em nosso país deve ser comunicado imediatamente após sua ocorrência, por meio da emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), que deve ser encaminhada à Previdência Social, ao acidentado, ao sindicato da categoria correspondente, ao hospital, ao SUS e ao Ministério do Trabalho. Os acidentes de trabalho podem estar relacionados a uma série de fatores predisponentes devido às peculiaridades das atividades realizadas na assistência ao ser humano. Dentre esses se destacam, os fatores biológicos,