A Rede e o Ser Humano
A REDE E O SER:
O CONFLITO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NO MUNDO INFORMACIONAL
GOIÂNIA
NOVEMBRO DE 2010
FACULDADES ALVES FARIA
CURSO DE DIREITO
A REDE E O SER:
O CONFLITO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NO MUNDO INFORMACIONAL
Resumo Esquemático referente à disciplina de Ciências Sociais, Curso de Direito da Faculdade Alves Faria, Período II – noturno, Campos Perimetral, sob a orientação da Professor José Nerivaldo.
GOIÂNIA
NOVEMBRO DE 2010
1.1 A ERA DA INFORMAÇÃO:
No final do segundo milênio da Era Cristã tem início de uma nova fase do Capitalismo sobre uma nova estrutura baseada na tecnologia da informação, com remodelação da base material (a economia) e apresentando uma nova forma de relação entre economia, Estado e a sociedade, tendo como consequência a acentuação de um desenvolvimento desigual, desta vez não apenas entre o Norte e o Sul, mas entre os segmentos e territórios dinâmicos das sociedades.
1.2 A GLOBALIZAÇÃO TOTAL
Esse novo Capitalismo e essa nova estrutura tem provocado a globalização não só da economia formal e da informação, mas também do crime, de doenças, linguagem, costumes, cultura, etc; ou seja, as transformações ocorrem na sociedade como um todo.
1.3 A CRISE POLÍTICA E DO INDIVÍDUO
Na Era da Informação os sistemas políticos estão mergulhados em uma crise estrutural de legitimidade e os indivíduos tendem a reagruparem-se em torno de identidades primárias: étnicas, religiosas, nacionais, territoriais. O patriarcalismo é atacado e enfraquecido. Os Estados Nacionais estão em xeque diante das forças globais; o indivíduo, diante da busca pela identidade, seja individual, seja, coletiva.
1.4 MODO DE PRODUÇÃO E MODO DE DESENVOLVIMENTO
De forma simples, pode-se dizer que modo de produção pode ser estatal (visa poder) e capitalista (visa lucratividade), conforme a forma que se apropriam do