A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: o papel da Educação Ambiental nas escolas do município de Nova Iorque – Maranhão
Indira Ghandy Alves de Brito
Veralice Carvalho Castro Nascimento
RESUMO: A questão do lixo, dada a sua relevância, deve ser abordada desde as mais básicas noções de educação. Discorre-se sobre o meio ambiente e a reciclagem de lixo como forma de construção de uma consciência ambiental no sistema de ensino brasileiro. Aborda-se a educação ambiental como uma via possível para a conscientização da sociedade no que diz respeito à sustentabilidade. Trata-se, em seguida, da educação ambiental e do processo de conscientização nas escolas de Nova Iorque - Maranhão. A partir desse contexto, procuraram-se formas práticas e prazerosas, através da implementação de oficinas de reciclagem de resíduos sólidos com o intuito de conscientizar os alunos do Ensino Fundamental, possibilitando às futuras gerações o exercício pleno da cidadania e uma melhor qualidade de vida.
PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente. Educação Ambiental. Resíduos (lixo). Reciclagem. Conscientização. Cidadania.
1 INTRODUÇÃO
O relacionamento da humanidade com a Natureza, que teve início com um mínimo de interferência humana nos ecossistemas tem culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais a ponto de extenuá-los ou mesmo extingui-los.
Verifica-se de forma cada vez mais rotineira e banal que são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo a destruição dos habitats dos animais, além de muitas outras formas de agressões ao meio ambiente.
Hodiernamente, sabe-se que os problemas relativos às questões ambientais têm suscitado cada vez mais análises acalorando as discussões acerca das alternativas viáveis para a racionalização desta questão. Dentro desse contexto, a questão do lixo é uma temática importante por estar